CAMINHO DO PRADO
João Carlos Faro

* LÍDERES PRÓXIMOS DOS TÍTULOS - Os atuais líderes das estatísticas do turfe carioca, vão vendo a temporada se aproximar do final (termina em 30 de junho) e seguem firmes em direção ao título. Entre os jóqueis, o único adversário de Bruno Queiroz é Leandro Henrique, que na temporada anterior fez final vigoroso e conquistou uma vitória espetacular. Entre os treinadores, Leonardo José dos Reis, embora com mais rivais - Dulcino Guignoni, Luiz Esteves e Julio Cezar Sampaio - talvez ostente situação um pouco mais cômoda do que a de Bruno, pois treinadores têm menos chances de vitórias e o tempo conspira contra os que correm atrás nessa altura do campeonato.

* PERDAS DE ASSÍDUOS E FOLCLÓRICOS TURFISTAS - Pelo menos três assíduos e folclóricos turfistas nos deixaram recentemente, em meio à pandemia do Coronavírus: “seu Waldyr”, titular do Stud BRTV e conhecido como “Salvação”; Ricardo Simões, o “Ricardo maluco”, como muitos o identificavam; e Jorge Luiz, o popular “Mudinho”, um dos maiores frequentadores do winner's circle da Gávea (em fotos de diferentes proprietários). Jorge Luiz foi o único mudo entrevistado em um programa de turfe. Um “diálogo” memorável com o parceiro Joemil de Sousa, no programa REDE TURFE NA TV. Mais do que folclóricos, são personagens que nos trazem saudades.

* NOVAS MEDIDAS PARA LIBERAÇÃO DA GRAMA - Depois de os índices do verão serem aproveitados até quase o fim do outono (que termina no próximo dia 20), a Comissão de Corridas decidiu ajustar a medida do penetrômetro para a liberação da pista de grama, na Gávea. Páreos comuns e claimings (4,7), pesos especiais (5,2), Provas Especiais, Clássicos e Provas de Grupo (7,5). Isso, claro, fora o redutor de três pontos, o que, efetivamente, elevará as medidas para 5,0 (páreos comuns e claimings) e para 5,5 (pesos especiais).

* PULES DEVOLVIDAS - De acordo com publicação oficial divulgada já há algum tempo, o Jockey Club Brasileiro devolveu as pules apostadas na potranca EMBALADA FLECHA, que não saiu do boxe durante todo o desenrolar do 4º páreo de segunda-feira (25).

* RENOVAÇÃO DE MATRÍCULAS - Os pedidos de renovação de matrícula para o ano hípico 2020/2021, na Gávea, deverão ser feitos até o próximo dia 6 de junho. Desde já entendido que ficará a critério da Comissão de Corridas a renovação das matrículas de jóqueis punidos por indisciplina, falta de empenho ou que não tenham atingido a média mensal estipulada; e a de treinadores punidos por indisciplina ou por medicação proibida.

* EXIGÊNCIAS PARA RENOVAÇÃO DE MATRÍCULAS (JÓQUEIS) - Ter tido, no mínimo, 24 montarias no ano hípico 2019/2020; não estar inadimplente com a Caixa Beneficente; apresentar documento periódico de avaliação médica; e comprovar estar em dia com o INSS.

* EXIGÊNCIAS PARA OS TREINADORES - Ter tido média mínima de dois animais - por mês - no ano hípico 2019/2020, além de ter tido animais sob seus cuidados nos últimos seis meses; ter feito, no mínimo, 24 inscrições no ano 2019/2020; não estar inadimplente com a Caixa Beneficente e Vilas Hípicas; ter mantido a cocheira e os boxes em bom estado de conservação, tanto na parte estrutural quanto sanitariamente; respeitar as instruções para acondicionamento dos alimentos e para o correto armazenamento dos medicamentos; apresentar documentação de todos que trabalham e/ou habitam na cocheira; mostrar boa manutenção dos alojamentos e banheiros dos empregados; e comprovar que os extintores de incêndio seguem dentro do prazo de validade.

* E.NUNES DEBUTA VITORIOSAMENTE COMO JÓQUEI - O jovem piloto começou vitoriosamente na nova categoria. Logo na primeira reunião como jóquei, Nunes passou na frente montando a potranca estreante Winning Heart, 2 anos, de propriedade do Haras São Quirino e sob os cuidados do R.M.Lima, no 6º páreo de domingo (24).

* W.BLANDI NO HARAS FIGUEIRA DO LAGO - O maior ganhador da semana compreendida entre 24 e 25 de maio (3 vitórias), foi novamente contratado pelo Haras Figueira do Lago. O atual líder da estatística de proprietários do turfe carioca já teve Waldomiro como contratado algumas vezes, desde que o piloto atuava no turfe paulista.


Waldomiro Blandi - Sylvio Rondinelli

 

* PAPITO AGORA É DO STUD MO BAY - Foi a única negociação em páreos de claiming nas corridas entre 24 e 25 de maio, ocorreu na 9ª prova de segunda-feira (25).

* TRÊS PROFISSIONAIS SUSPENSOS... - Por delitos de raia, segundo o Boletim do dia 26 de maio da Comissão de Corridas do JCB: W.S.CARDOSO (Idolâtrie e Quartier Rouge) nos dias 8 e 14/5; F.CHAVES (Etiqueta) no dia 7/5 e o aprendiz V.ESPINDOLA (Aerojet da Lagoa) também no dia 7/5.

* TREINADOR D.GARCIA JR. É MULTADO EM R$ 240,00... - Por ter apresentado seus pensionistas Kings Favor e Rainbow Tower com a língua amarrada, sem ter solicitado o procedimento no formulário de inscrição. O total das multas aplicadas pela Comissão de Corridas do JCB, segundo o Bboletim de 26 de maio, atingiu R$ 726,00 e não foi registrado qualquer caso de excesso de peso.

* SÃO PAULO VOLTOU A FORMAR DOIS PROGRAMAS - O Jockey Club de São Paulo voltou a formar dois programas no Hipódromo de Cidade Jardim. E, de forma inteligente, dividiu-os entre nove páreos na sexta-feira (29), e dez no sábado (30), fugindo da concorrência com o turfe carioca e abrindo um leque de opções de quatro dias de corridas para os turfistas, já que a Gávea, mais uma vez, também teve duas reuniões.

* L.HENRIQUE VENCE EM SÃO PAULO - Segundo colocado na atual estatística de jóqueis do turfe carioca, Leandro Henrique - que participou de diversos páreos entre sexta-feira (29) e sábado (30), em Cidade Jardim - venceu o 6º de sábado com MESTRE ALEMÃO (Stud LD), treinado em São Paulo por João C. Ávila. Foi a única vitória carioca nas corridas paulistas da última semana do mês de maio.

* 'ARRASTÃO' PARANAENSE EM CIDADE JARDIM - O turfe paranaense fez um verdadeiro arrastão na corrida de sexta-feira (29), em São Paulo. Com representantes apenas nos seis primeiros páreos de Cidade Jardim, gabaritou a corrida, faturando, simplesmente, todos eles. No dia seguinte, sábado (30), embora sem o mesmo ímpeto avassalador, a onda paranaense seguiu firme e presente: foram mais quatro êxitos, sendo dois de G.1.

* APOIO: ODMED.

 

 
 
 

© 2020 - Jornal do Turfe Ltda.
Copyright Jornal do Turfe. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal do Turfe.