CAMINHO DO PRADO
João Carlos Faro

* PROJEÇÕES APONTAM QUE PERCENTUAIS JÁ PODEM SER REVISTOS - A volta das corridas em meio à pandemia do Coronavírus, pela absoluta falta de previsibilidade na evolução do quadro (naquele momento), motivou a diretoria do JCB a promover uma redução percentual de 40% nos valores dos prêmios que são pagos a proprietários, criadores e profissionais. Na época, a decisão foi assimilada, pois o mais importante, então, era a volta (ainda que recheada de restrições) das atividades. Cerca de três meses depois, observada a progressão das apostas nas últimas semanas, parece justa a pretensão (da maioria), de que a diretoria do clube revise os números e, dessa forma, possa abrandar a situação dos pequenos proprietários e dos profissionais, pois os prêmios, antes da pandemia - embora fossem os maiores do turfe nacional -, já estavam bem defasados na relação receitas e despesas.

* UM DIA INESQUECÍVEL PARA O APRENDIZ V.ESPÍNDOLA - A segunda-feira (20 de julho) é um dia que ficará marcado na memória do aprendiz JUAN VITOR ESPÍNDOLA DA SILVA. Com montarias nos nove páreos, ESPÍNDOLA, que embora ainda esteja na 3ª categoria já desponta como aprendiz de destaque no turfe carioca, ganhou 4: o 1º páreo com Nero D’Avola, do Haras Figueira do Lago, aos cuidados de Dulcino Guignoni; o 2º com Lincoln Acteon, do Stud H & R, preparado por Leandro Guignoni; o 3º com Gulo Dice, do Stud Globo, treinamento de Dulcino Guignoni; e o 8º com Correntino, do Stud Matheus & Nathalia, apresentação de Marcus Aurélio. Além das vitórias, pagou dois placês - Pukka (4º páreo) e Azzam Luna Kodiak (empatada com Duches Bull, no 7º páreo) - e finalizou na 5ª posição com Hispaniola Time (6º páreo), só terminando fora do marcador em 2 oportunidades. V.ESPÍNDOLA, que ganhou as 2 primeiras carreiras de sua trajetória no dia 20 de janeiro (deste ano), justamente na semana em que estreava, mais 2 na semana seguinte e passou para a 3ª categoria (5ª vitória) no dia 10 de fevereiro, ou seja, menos de um mês após a estreia. Fechou a temporada 2019/2020 com 17 primeiros e somava (até 20/7) 23 triunfos, na 2ª posição na estatística da nova temporada 2020/2021 (6 vitórias), ao lado de Bruno Queiroz e de Leandro Henrique, e a uma vitória do então líder W.S.Cardoso.
* OCTANE E OLYMPIC KREMLIN VENCEM PROVAS ESPECIAIS - As Provas Especiais Tirolesa (potrancas de 3 anos) e Alcides Morales (potros de 3 anos), principais atrações do último domingo (26), na Gávea, apresentaram desenrolar diferente, mas marcas parecidas. Na primeira, OCTANE (Put It Back), de criação e propriedade do Team Valor International, foi levada para frente pelo Wesley da Silva Cardoso e aparou o forte final de Neusely, marcando ponto para Venâncio Nahid. Na segunda, OLYMPIC KREMLIN (Agnes Gold e Sweet Lemonade, por Lemon Drop Kid), de criação e propriedade do Haras Regina, avançou do fundo do lote, por fora de todos, na tocada dei Wilkley Xavier e venceu bela carreira para o treinador Roberto Solanes, derrotando Illeso por ½ corpo. Um páreo com escassas diferenças, à exceção de Westbrook, que perdeu o rumo na largada e obrigou Waldomiro Blandi a abandonar a corrida.
* VALDINEI GIL JÁ COMEÇA A CONTAGEM REGRESSIVA - Operado no dia 21/7 pelo famoso D. Runco para corrigir uma situação que dificultava seus movimentos, VALDINEI GIL agora fará fisioterapia durante cerca de 45 dias e deverá voltar aos treinos em setembro. Que tudo corra bem para o bom jóquei.
* I.R.MENDES DE VOLTA À GÁVEA - IGOR RIBEIRO MENDES retornou e já recebeu matrícula da Comissão de Corridas do JCB. Por ora, de forma provisória, válida por 90 dias.
* NOVA PARCERIA EFETIVADA - Foi registrada, oficialmente, a parceria entre o agente de montarias CESAR EDUARDO MARQUES MENDES e experiente ALEX MOTA.
* EXAMES ENVIADOS PARA OS ESTADOS UNIDOS... - Para a California Animal Health and Food Safety Laboratory System, da Universidade da California Davis Sacramento: PENELOPE CHARMING e NICE LADY (vencedora e 2ª colocada, respectivamente, do GP Sandpit); e, por sorteio, MAS QUE NADA (ganhador do 7º páreo de domingo, 19) e CORRENTINO (vencedor do 8º páreo de segunda-feira, 20).
* UMA SEMANA SEM PÁREOS DE CLAIMING... - Foi assim nas corridas de 19 e 20 de julho, no Hipódromo da Gávea.
* APENAS UM PROFISSIONAL SUSPENSO... - Segundo o Boletim de 21 de julho da Comissão de Corridas do JCB: M.GONÇALVES (Hot Potato), de 29 de julho a 5 de agosto, por delitos de raia com alteração no resultado.
* J.A.LOPES, O MAIS MULTADO - De acordo com o Boletim da Comissão de Corridas do JCB de 21 de julho, foram aplicadas multas no total de R$ 519,60, com 5 casos de excesso de peso. JOSÉ ANTONIO LOPES terá que pagar R$ 99,00 (Ontem) por excesso de peso no equipamento do cavalo.
* EM SÃO PAULO... - Apenas Carlos Lavor participou da reunião do último sábado. E venceu a Prova Especial Câmara Municipal com sua única montaria: o grande favorito Ulrich Ralph, de propriedade do Stud K & Q e criado no Rio Grande do Sul pelo Stud Felipe e Zazá. Ulrich Ralph derrotou Tácio por focinho.
* TREINADOR E.P.COSTA FALECEU AOS 60 ANOS - Vitimado por problemas cardíacos, faleceu, no dia 17 de julho, em São Paulo, EDINALDO PEREIRA DA COSTA. Ele começou no turfe como 2º gerente do saudoso Mário Rodrigues e depois treinou corredores do Haras Maringá dos Pinhais e do Stud Embalagem, entre outros.
* JÓQUEI DE SÃO PAULO LIDERA ESTATÍSTICA NO PARANÁ - Para contrastar com a quantidade de corredores do turfe paranaense que vencem semanalmente no turfe paulista, um jóquei sediado em Cidade Jardim foi o maior ganhador da 1ª reunião paranaense da Temporada 2020/2021. Marcos Ribeiro (M.Ribeiro) foi o único a vencer 3 páreos e começou na liderança da estatística do Hipódromo do Tarumã. Com 2 vitórias, Valmir Rocha. Entre os treinadores, Dilson Antunes começou na frente (3 triunfos) e nenhum outro conseguiu mais do que 1 triunfo.
* APOIO: ODMED.

 

 
 
 

© 2020 - Jornal do Turfe Ltda.
Copyright Jornal do Turfe. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal do Turfe.