CANCHA RETA 2021
Marcel Bacelo

Devido a pandemia do Coronavírus, no último fim de semana infelizmente não foi realizado o tão aguardado GP Jamil Georges - junto com mais uma versão do Leilão da geração 2019 do Haras Ponta Porã -, em Carazinho (RS), com bolsa de R$ 800.000 e dezenas de inscrições.
Sem as emoções das disputas e com mais de 40% do ano já escrito, ou melhor corrido, decidi então fazer um Raio-X dos ganhadores das 27 carreiras na Cancha Reta realizadas em 2021.

REPRODUTORES

TIGER HEART conta com 6 vitórias (Sixpress 2 vezes, Free Magic, Onça do Iguassu 2 vezes e Oriana do Iguassu), mesmo número de vitórias de DESEJADO THUNDER (Amuletto, Bravo Thunder, Cifrão, Coroa Brilhante, Moreno Jeitoso e Comandante Thunder), ambos na liderança por vitórias. Na terceira colocação Wired Bryan (Bocca Al Lupo e Heroi Pampeano) e La Fúria Negra (Rastro Negro e Padrão Negro) empatados com 2 vitórias. Outros reprodutores com uma vitória: Billion Dollar, Catcher In The Sky, Certo, Courtier, First American, Kodiak Kowboy, Oliver Zip, Phone Time, Pioneering, Taludo e Trinniberg.
Sobre o domínio das tribos paternas, destaque absoluto dos Northern Dancer com 19 vitórias (70,4%), A seguir Mr. Prospector com 5 vitórias (18,5%), seguido com 1 vitória pelos filhos de Damascus, In Reality e Nasrullah (0,4% cada).

AVÓS MATERNOS

BLADE PROSPECTOR lidera com 4 vitórias, em segundo lugar com 2 vitórias estão empatados First American, Minstrel Glory e Northern Afleet. Sobre as tribos dos avós maternos Mr. Prospector lidera com 13 vitórias (48,2%), em segundo lugar Northern Dancer com 6 vitórias (22,2%). Com 1 vitória aparecem as tribos de Buckpasser, Halo, Hyperion, Icecapade, In Reality, Nasrullah, Roberto e St. Simon (3,7% cada).
Outro dado interessante olhando a tribo dos avós maternos dos Mr. Prospector, das 13 vitórias, em 12 ocasiões o pai era da tribo Northern Dancer e um vez da tribo Mr. Prospector. Já olhando as 6 vitórias da tribo dos avós maternos de Northern Dancer, a metade, ou seja, 3 vitórias com a tribo paterna dos Mr. Prospector e 3 vitórias com a tribo dos Northern Dancer. A análise partindo-se do ponto da tribo dos avós maternos, eles só tiveram sucesso se relacionando entre si, Mr. Prospector e Northern Dancer. Será coincidência? Interessante não?

DUPLICAÇÕES NO PEDIGREE

Olhando-se para as duplicações até a 5ª geração, chegamos a 85% dos ganhadores com pelo menos uma duplicação. Com mais de uma duplicação são 13 ganhadores, pouco mais de 48% do total dos vencedores em 2021. A duplicação em Mr. Prospector aparece em 11 ganhadores (40,7%) e 9 vitórias (33,3%) em Northern Dancer. Secretariat, Raise A Native e Tumble Lark aparecem 3 vezes cada vencedor (11,1%).

FAMÍLIAS MATERNAS

Das famílias maternas a 10-c tem três vitórias é a líder, em segundo com duas vitórias as famílias 2-f, 4-m, 8-f e 9-b.

CRIADORES

Entre os criadores na frente vai o HARAS PONTA PORàcom 6 vitórias, com o Rio Iguassu com 3 vitórias e 2 êxitos o Haras Nijú, Haras América do Sul, Homero Tarragô Filho e Roberto Belina.

INSCRITORES E PROFISSIONAIS

Entre os inscritores a liderança está com o HARAS RIO IGUASSU com 4 vitórias, seguido de Altair Lima com 3 triunfos. Peças fundamentais para o sucesso dos proprietários estão os treinadores e jóqueis I.OLIVEIRA E U.SILVA com 4 vitórias (Haras Rio Iguassu) e M.Oliveira e G.S.Silva com 3 (Altair Lima e Parceria).

Ficam as perguntas, será que já temos um perfil dos ganhadores da Cancha Reta em 2021?
Será que no 2° semestre algo poderá mudar, já que teremos muitas disputas envolvendo a Geração 2018?
Aguardemos cenas dos próximos capítulos. Abraço Virtual!

 

   
     


© 2020 - Jornal do Turfe Ltda.
Copyright Jornal do Turfe. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal do Turfe.