CURTAS-PR
Dalton Mehl Andrusko

* PENSAMENTO DA SEMANA - “Acredite no seu sonho, lute por ele, e quando tiver a oportunidade aproveite como se fosse um momento único em sua vida, e acredite ele pode não ser único, mas vai ser inesquecível. (Heitor Levinski)

* PERSONAGEM DA SEMANA - Os nossos aplausos ao jovem Victor Corrêa, que no último domingo, foi ao winner’s circle da Gávea com amigos, posar ao lado do seu First Fighter, ganhador do GP ABCPCC - Taça Stud Book Brasileiro - IV Etapa da Taça Quati. Aproveitamos para render as nossas homenagens a família Menegolo, que além deste feito, venceu com o estreante Kopenhagen (Haras Springfield) e demais integrantes da equipe.

* PROGRAMAÇÃO - A Comissão de Corridas estará recebendo nesta quinta-feira as inscrições para o programa do próximo dia 23 (domingo). Além do Clássico Derby Paranaense (L) - Pedro Alípio Alves de Camargo (2.000- Produtos de 3 anos), teremos as Provas Especiais Mario de Araujo Márquez (2.000m - Produtos de 3 e mais anos), Raul Baptista Trombini (1.600m - Éguas de 3 e mais anos), Bento de Menezes (1.600m - Produtos de 3 anos), além das homenagens as figuras de Oribe Márquez e aos irmãos Newton e Rotildo Slaviero.

* CHEGA EM JULHO - Adquirido por um grupo de criadores, o americano Camelot Kitten (Kitten’s Joy e Celestial Woods por Forestry), primeiro descendente de Kitten’s Joy, a aportar em nosso território. Ficará alojado no Haras Rio Iguassu, em Tijucas do Sul. Trata-se de um irmão próprio de Bobby’s Kitten, ganhador da Breeders’ Cup Turf Sprint (G.1) nos Estados Unidos. Nascido em 2013, traz em seu currículo 6 vitórias (todas na grama), em 23 apresentações. Mais um reforço para a criação brasileira.

* SUSPENSO (I) - Foi punido por 60 dias, o treinador L.S.Borges (Homeopata), por falta de peso na repesagem (Art. 154 do CNC - a diferença de peso para menos, superior a 500 gramas, verificada na repesagem, implicará na desclassificação do animal para o último lugar, e na punição do jóquei ou do treinador, ou ambos, conforme a responsabilidade que for apurada. Os infratores serão punidos de 60 dias a 1 ano).

* SUSPENSO (II) - Por 63 dias, o animal Google Di Job, por apresentar claudicação (conforme o Art. 5 do Regulamento de Fenilbutazona - reincidente).

* SUSPENSO (III) - Por 21 dias, o animal Innocenzo Da Immola, por apresentar claudicação (Art. 5 do Regulamento de Fenilbutazona).

* SUSPENSO (IV) - Por 63 dias, o animal Innocenzo Da Immola, por apresentar hemorragia pulmonar induzida por esforço - grau IV - reincidente (conforme regulamento de Furosemida).

* SUSPENSO (V) - Por 21 dias, cada, os animais El Poker e Le Parc, por apresentar hemorragia pulmonar induzida por esforço - grau IV (conforme regulamento de Furosemida).

* COMUNICAR - Aos proprietários, treinadores e demais interessados, que está sendo realizado um RECADASTRAMENTO dos animais que atuam sob o efeito de FENILBUTAZONA. Para tanto, todo animal que necessitar o uso da referida substância deverá apresentar junto à Comissão de Corridas, NO ATO DA MONTARIA, laudo do médico veterinário, atestando a situação clínica do animal, que justifique a utilização do medicamento, SEM O QUAL NÃO SERÁ ACEITA A UTILIZAÇÃO DE TAL MEDICAMENTO. Lembra que a qualquer momento a Comissão de Corridas poderá solicitar ao Departamento de Assistência Veterinária avaliação de qualquer animal inscrito.

* DESLIGADO -          Da Escola de Preparação para Jóqueis, o aprendiz E.W.Lima, por exceder equipado 51 quilos (Art. 69 letra “D” do CNC).

* CONCEDIDA - Matricula de jóquei a E.W.LIMA, com peso de tabela de 55 quilos.

* VAI VOLTAR - O nosso colega Luiz Renato Ribas Silva, decano da crônica, vai voltar com a sua coluna na próxima edição. Desta feita com o título “MEMÓRIAS DO TURFE”, resgatando nomes de pessoas que figuraram e figuram em prol do nosso clube. Seja bem-vindo.

* JÁ CHEGOU - Já está em Hong Kong o brasileiro e clássico Halston (Setembro Chove), cria do Haras Cifra. O defensor de Yue Yun Hing, ganhou outro nome: Butterfield.

* AUMENTOU - Até o último dia 16 de abril foram comunicados junto ao Stud Book 1.698 nascimentos da Geração 2018, com um aumento no número de registros, comparado com aqueles realizados no mesmo período no ano passado. Sem dúvida alguma, uma boa notícia.

* OS MELHORES - Com o patrocínio da Associação dos Criadores e Proprietários de Cavalos de Corrida do Paraná, apoio do Jockey Club do Paraná, a nossa ACTP (hoje sob o comando de Leopoldo Scremin), estará entregando troféus a personalidades e aos melhores do turfe paranaense de 2019. A premiação acontecerá no próximo dia 28 (sexta-feira) nos salões da ACPCCP a partir das 19h30.

* POR DESCLASSIFICAÇÃO PARANÁ GANHA G.1 - Happy Bryan, uma filha de Wired Bryan e Sexy Italian (Dodge), criação do Haras Anderson, propriedade do Stud Pedudu, ficou com a taça do GP Major Suckow, em 1.000m. A vitória foi de Efetivo Bull, de ponta a ponta. Mas na entrada da reta, andou se chocando com alguns animais, gerando uma desclassificação, beneficiando a ganhadora, bem como Jardim de Outono. Daí a sua queda no placar para o terceiro lugar. Nesta prova tivemos as presenças de Don Arlindo (Crafty C. T.), treinado pelo E.Araujo, propriedade de Athayde Lopes, terminando em 4º; Amuletto (Desejado Thunder/A.B.Pereira) e Schweinsteiger (Tiger Heart/A.Oldoni), este alojado no CT, ambos do Haras Rio Iguassu, finalizaram em 13º e 11º, respectivamente.

* MAIS UM GRUPO 1 - No GP Roberto e Nelson Grimaldi Seabra, em 2.000m, grama pesada, vitória de Midsummer Rain (Setembro Chove e Kelang-USA por Deputy Commander), criação do Stud Chesapeake (José Luiz Glaser). Recebeu a condução do “professor” Carlos Lavor, que no final veio com um apetite voraz, conseguindo suplantar a grande favorita Grandeza que liderou a carreira, desde o início, por ½ corpo. Em terceiro a ¾ de corpo, Gran Amiga do Haras Cifra, que figurou sempre entre as primeiras colocadas. Parabéns ao Dr. Fernando Perche, responsável pela parte veterinária do haras.

* LEVOU GRUPO 3 - O gaúcho First Fighter (Public Purse e First Birth por Stormy Atlantic), cria do Haras Anderson, propriedade do nosso colega Victor Corrêa, titular do Stud Victor Augusto, merecidamente levou o GP ABCPCC - Taça Stud Book Brasileiro - IV Etapa da Taça Quati, disputada no domingo na Gávea, em 3.000m (GP). O ganhador foi preparado em nossa pista pelo jovem Antenor Menegolo Neto, tendo a direção do “internacional” Altair Domingos, ora no turfe argentino. Os nossos parabéns ao veterinário Adilson Menegolo e demais integrantes da equipe.

* HARAS CIFRA - Brilhou a sua criação ao vencer na Gávea o Clássico Luiz Gurgel do Amaral Valente - Taça Criação e Turfe Paranaenses (L), com El Bacan (Amigoni e Aracélia por Dodge), treinado pelo Adélcio Menegolo. Como é do seu feitio, atropelou forte na reta, para livrar ¾ de corpo.

* WIND OF CHANGE - Este paranaense, filho de Forestry e Academia Real (Banker’s Gold), de criação do Haras São José da Serra, levou por mais de 2 corpos o Clássico Breno Caldas - Taça Criação e Turfe Gaúchos (L), disputado em 1.600m (AM).

* MUITA FESTA - Na carreira de abertura da sexta-feira na Gávea, Alcebíades de Almeida Faria Neto (Bido), titular do Stud Zecão, foi ao winner’s circle com amigos para posar ao lado de Kanji (Good Reward), treinada e apresentada pelo nosso Marcio Ferreira Gusso. Proporcionou uma ótima pule, deixando o segundo colocado a 2 corpos, assinalando 1’35”78 para os 1.500m (AM). Esta foi a sua 4ª vitória (2 GV, 2 TR) em 32 saídas (16 GV, 16 TR).

* NA ESTREIA - Kopenhagen, preparado no Tarumã pelo Antenor Menegolo Neto, venceu no domingo da festa do Brasil, o Prêmio JCRGS, em 1.500m (1’32”40), grama pesada. O filho de Midshipman e Left Handed (Vettori), de criação e propriedade do Haras Springfield, teve a condução Altair Domingos, que mostrou porque ele é apontado como um dos melhores do turfe argentino.

* UMA NA TRAVE E A OUTRA NO BARBANTE - O treinador Olívio Zantedeschi apresentou na sexta-feira na Gávea, Buzzer Cat (Tiger Heart). Eleita favorita, acabou ficando na dupla, a mais de 2 corpos da ganhadora. Mas no sábado a também favorita Rahffes (A.Domingos), uma Agnes Gold e Sicília (Torrential), foi para a foto. Largou e já foi tratando de assumir a ponta. Conservou-a até o disco, pese ser muita atacada no final por Garrucha Lerap, mantendo pescoço na “sentença” final. O tempo para os 1.500m (GP) foi de 1’32”34. Ambas são de criação e propriedade do Haras Cima.

* PROVA PRINCIPAL - Na sexta-feira no Cristal, o paranaense Great Canal, um Mutasallil e Estrela Dalva (Spectrum), de criação do Haras Estrela Energia, venceu o Clássico Prefeito Municipal, em 1.600m, areia macia, no tempo de 1’43”10. Assumiu a ponta na largada, mantendo-a até o disco. Porém, foi muito atacado no final por Public Job, conseguindo manter cabeça. Foi a sua 6ª vitória (5 CR, 1 GV) - a principal de sua campanha -.

* HOMENAGENS - A gaúcha Duches Bull (Benny The Bull), criação do Haras J.G., foi a ganhadora do Prêmio Jornal do Turfe. O também gaúcho General Bobby (Shangai Bobby), levou o troféu do Prêmio Jockey Club de Ponta Grossa. O paranaense Dream Liner (Pioneering), de criação do Stud Instante Magico, ficou com o Prêmio Jockey Club do Paraná.

* HARAS BELMONT LTDA - Conseguiu uma conquista como criador na Gávea, através de American Reason (First American e Razão De-Ser por Put It Back). Na direção, o Santo Domingos que só não fez chover, pois a sua atuação no dorso do ganhador foi mais que perfeita. Tempo: 1’30”44 para os 1.500m (GM).

* EM CIDADE JARDIM - Gam (Crafty C. T. e Londrinita por Fahim), criação do Haras Cifra, surpreendeu as mais jogadas, ganhando por ½ corpo, a oitava prova do sábado. O tempo para os 1.300m (GP) foi de 1’21”534.

* PARANAENSES NA GÁVEA - Veja a seguir o nome dos ganhadores: Virmond, por First American e Votre Rafaela (Giants’s Causeway), criação do Haras LLC (1.200m-AVE - 1’15”84); Uhland (Ivoire), criação de Irene Steinwandt (1.400m-AE - 1’29”42) e Fletcher (Drosselmeyer e Marie Caroline por Roi Normand), criação do Haras Santa Rita da Serra (1.500m-AM - 1’35”16).

* VENCERAM NO CRISTAL - Das oito carreiras disputadas, a criação paranaense venceu 4 (50%): Giuletta Bella (Salto), nas potrancas de 2 anos (1.000m-AM - 1’03”10); Equitá D’anafer (Phone Time), criação do Stud Ferragus (1.000m-AM - 1’02”80) e Jasper (Public Speaker), de ponta a ponta (1.380m-AM - 1’27”60).

* NESTA SEÇÃO - Alguns flashes do GP Brasil 2019.

 

 
 
 

© 2018 - Jornal do Turfe Ltda.
Copyright Jornal do Turfe. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal do Turfe.