CURTAS-PR
Dalton Mehl Andrusko

* PENSAMENTO DA SEMANA - “Existem três classes de pessoas que são infelizes. A que não sabe e não pergunta, a que sabe e não ensina e a que ensina e não faz.” (Buda)

* DESTAQUE DA SEMANA - Queiram ou não, Cidade Jardim é o nosso salão de festas, pois os espetáculos que estamos realizando nos finais de semana vem empolgando a classe turfística. O sábado último foi mais do que perfeito, mostrando que a nossa orquestra - composta por profissionais mais do que afinados - vem arrancando aplausos pela execução das melodias. Diante do sucesso, poderemos perder alguns músicos para o exterior, o que é muito bom, pois vão nos representar com a devida competência.   

* VEM AÍ O DERBY - Será no próximo dia 18 de junho (quinta-feira), com ou sem público. Trata-se da 2ª maior prova do nosso calendário, em 2.000m, para Produtos de 3 anos. Leva ainda o nome de Pedro Alípio Alves de Camargo, criador e proprietário do Haras Preto & Ouro e um dos responsáveis pela construção do nosso Hipódromo do Tarumã.

* FIQUE DE OLHO - As inscrições deverão ser realizadas até as 10h do próximo dia 8 de junho (segunda-feira), e os compromissos de montaria até as 10h da terça-feira, 9.

* ADIADOS - Para o dia 9 de julho, os Clássicos A.B.C.P.C.C. (L), em 1.400m, para Produtos de 3 anos (Tabela I - 57/55) e o Alô Ticoulat Guimarães (L) - Criterium Paranaense, em 1.400m, para Potrancas de 3 anos (Tabela I - 57). Para 6 de agosto o Clássico Criadores (L) - Criterium Paranaense, em 1.600m, para Produtos de 3 anos (Tabela I - 57/55).

* ESTATÍSTICAS - Após a última reunião, veja quem são os líderes: Criador - continua firme o Haras Ponta Porã - 15 vitórias, em aproveitamento destaque para o Haras Campestre - 40%. Proprietários - Stud Ajato - 7 e Érica Andressa de Araújo Ronson - 40%. Treinadores - A.B.Pereira - 14 e M.S.Oliveira - 29.1%. Jóqueis - V.Rocha - 20 e H.Gabriel - 21,5%. Reprodutores - Midshipman - 14 e Minion 42%. Animais em Campanha - Frozen - 4 e Bandoleiro Grego - 75%. Avô Materno - Put It Back - 6 e Dixieland Band - 45,4%.

* QUE MÁQUINA - Por muito pouco não vingou a dobrada do Haras Cima no GP João Cecílio Ferraz (G.1), em 1.500m (GL). Como sempre a ganhadora Fast Jet Court (4ª vitória), por Courtier e Trefiori (USA.Flatter), atropelou duro no final, sob a direção do maestro Valmir Rocha, treinamento de Olivio (Brilhante) Zantedeschi. A sua companheira Got Court (Courtier/V.S.Paiva), que havia a derrotado na última, perdeu a dupla no apagar das luzes (focinho).

* O QUE DIZER DE OUTRA MÁQUINA - De fabricação do Haras Cima, Dashing Court (4ª vitória), por Courtier e Alta Floresta (Teton Forest), levou de ponta a ponta o GP Juliano Martins (G.1). Não temos que falar muito desta conquista, pois a carreira acabou já na partida. Supremacia total deste Fórmula 1, que está invicto. Bem afinada a dupla Vicente S. Paiva e Olivio (Brilhante) Zantedeschi

* PONTA E DUPLA - Na carreira principal de sexta-feira em Cidade Jardim, Prova Especial Antonio Luiz Ferraz”, para as Potrancas de 2 anos, em 1.400m (AM), vitória de Adega Zip (2ª vitória), que carimbou o seu passaporte nos 150m finais, depois de muita luta com You Bet (M.Decki). A ganhadora é uma Oliver Zip e Adega de Luxo (Wild Event), de criação do Stud Don Juan (Erika Weber e Joaquín de Alda), treinamento do jovem Anternor Menegolo Neto, tendo na condução Marcos Ribeiro. Ponta e dupla de oriundas do Tarumã.

* BARRY MORE COURT - Favorito com pule de devolução, custou a embalar na reta, conseguindo dominar a prova nos metros finais, livrando um pouco mais de 2 corpos. Marcos Ribeiro e Olívio (Brilhante) Zantedeschi, a dupla vitoriosa. Trata-se de um filho de Courtier e How Dry I Am (USA.Belong To Me), de criação e propriedade do Haras Cima (2ª vitória). O tempo para os 1.400m (AM) foi de 1’24”119.

* UM GALOPE DE SAÚDE - Foi o que aconteceu com o grande favorito, pule de devolução, Band Ship (1ª). Na curva já corria em 2º, de olho no que ia a sua frente. Na reta deu o cheque mate, galopando para o disco, para vencer por mais de 7 corpos. Preparado pelo Olivio (Brilhante) Zantedeschi, teve V.Rocha na pilotagem. É um descendente de Midshipman e Alta Floresta (Teto Forest), de criação e propriedade do Haras Cima. Tempo para os 1.300m (AM): 1’15”708.

* GOSTOU DA GRAMA - A estreante Nanda do Iguassu (1ª), que aqui fracassara em um páreo de 800m, terminando em 5º, no JCSP deu um “nó” nas adversárias, vencendo com muita facilidade. De criação e propriedade do Haras Rio Iguassu, foi dirigida pelo V.Rocha e tem o competente Ademar B. Pereira no treinamento. Assinalou 55”592 (1.000m - GL).

* LOGO NA ESTREIA - No início teve alguma dificuldade, mas nos 300m finais, esfuziou-se na ponta, massacrando as rivais, ganhando por mais de 7 corpos. Falamos de Y Gold, por Skypilot e Queen Of Bagé (Vettori), de criação e propriedade do Haras Free Way, treinada no Tarumã pelo Marcos (Arrasador) Decki, tendo “up” o A.L.Silva. Percorreu os 1.000m em 55”027.

* QUE CHEGADA - Entre Cavaleiro Negro (1ª vitória) e Sunny Isles (Tiger Heart/Coudelaria Baptista - V.Rocha/M.F.Gusso), ambos oriundos daqui e que proporcionaram uma chegada de muito suspense, com o primeiro levando a prova por pescoço. O tempo para os 1.000m, grama leve, foi de 55”216. O filho de Desejado Thunder e Xivaiane (Blade Prospector), é de criação do Haras Ponta Porã, tendo no preparo Marcos (Arrasador) Decki. A direção foi do parnanguara A.L.Silva. 

* PARA FECHAR O SÁBADO - O Marcos “arrasador” Decki, marcou mais um gol através da estreante Nova Bianca (1ª vitória), uma gaúcha, filha de Billion Dollar, de criação do Haras Di Cellius, que confirmou o seu grande favoritismo. Vicente S. Paiva foi o piloto. Tempo: 55”185 (1.000m - GL).

* HARAS GARCEZ CASTELLANO - Em final super disputado, a tordilho Força (Salto), de sua criação e propriedade, confirmou o triunfo nos metros derradeiros, com o A.L.Silva. Todavia teve reclamação e ela foi desclassificada para o 4º lugar.

* DO TARUMÃ PARA CIDADE JARDIM - 6ª Feira: as presenças de Danish Border (Courtier/Carlos dos Santos - O.Zantedeschi) e On And On (Kodiak Kowboy/Stud Chesapeake - A.Menegolo Neto), que finalizaram em 7º e 4º, respectivamente. Depois na 5ª carreira, Princess The Bali (Kodiak Kowboy/Stud Lu e Leo - V.Rocha/L.R.Feltran), que ficou em 2º e Lois Lane (Kodiak Kowboy/Haras Springfield - A.Menegolo Neto, a mais apostada, em 3º. Sábado: Magic Bobby (V.Rocha/F.Loezer), largou em penúltimo e por lá ficou. Eleita favorita, Minha Lua (Z.M.Rosa/J.Cesar), teve que se contentar com a dupla. Kindly (Midshipman/Haras Springfield - A.Menegolo Neto), correu bem menos que em suas corridas anteriores (6º). No GP João Cecílio Ferraz (G.1), In Society (Put It Back/Bet Gold Stud - A.Menegolo Neto), conseguiu na foto um ótimo 2º lugar e Lady Gui Gui (First American/Haras Springfield - A.Menegolo Neto), não rendeu o esperado, finalizando em último. No GP Juliano Martins (G.1), as presenças de Chez Eux (Mellon Martini/Haras Old Friends Ltda - L.R.Feltran), que chegou em 6º, a parelha do Stud Galope, Jobster (First American - M.S.Oliveira) e Lacostte (Kodiak Kowboy), que chegaram em 4º e 9º, respectivamente e Zabar’s (Redattore/Stud Felipe Pelanda, V.Corrêa & Versiani - A.Menegolo Neto), fechando a trifeta. No páreo de encerramento Angel In Love (D.Antunes), fechou em 7º e a estreante Sixtime (M.S.Oliveira), em 10º.

* HARAS SANTARÉM EM CIDADE JARDIM - Depois de duas tentativas, Terra de Campeões (1ª vitória), um Glória de Campeão e Spumone (Northern Afllet), de sua criação, foi para a foto da vitória em final de emoção, livrando ½ cabeça. Os 1.400m (GL) foram percorridos em 1’22”753. No sábado Sicut (3ª), por Tiger Heart e Nip (Impression), largou e liquidou a fatura, derrotando o grande favorito Newark, por 1 corpo, colocando o tempo de 1’15”955 (1.300m-AM). E para coroar a festa, a vitória de outro tordilho, Raf (6ª), filho de Impression e Innocent Lady (Vettori), reprisando. Mandou 1’15”628 para os 1.300m (AM).

* BRUTUS - Desculpem o trocadilho, mas ele foi muito “brutus” com seus adversários, na segunda-feira (25), na Gávea, deixando o 2º colocado a mais de 5 corpos, confirmando o seu grande favoritismo, logo na estreia, pois vencera em maio do ano passado a seletiva e a final da penca Baluartes da Cancha Reta, em Carazinho. Trata-se de um gaúcho, cria do Haras Old Friends Ltda, descendente de Tiger Heart e Pera Manca (Grand Slam). Tempo (1.100m-AVP) feito pelo defensor do Haras Rio Iguassu: 1’06”45. De parabéns o treinador Antonio Oldani.

* AMOR AO CAVALO - Logo após vencer a penca e retornar a Curitiba, apresentou um quadro de pleuropneumonia e uma esplenomegalia (amento do tamanho do baço), precisando ser internado no hospital veterinário da UFPR. Após alguns dias de internamento apresentou um quadro de diarreia em conjunto, iniciando então, um processo de atrofia na musculatura glútea do membro posterior direito. Após receber alta do hospital, foi solto no haras, vindo a se recuperar gradativamente e retornar a sua vida normal. Enviado ao RJ, iniciou novamente os treinamentos. Parabéns aos titulares do Haras Rio Iguassu (Paulo e Luis Felipe Pelanda) e aos demais componentes de toda a equipe, principalmente os veterinários Drs. Mauricio Pontarollo (hipódromo), Alan Ferreira (haras) e Alexandre Dornelles (Gávea).

* HARAS VALENTE - Faturou mais 2 na Gávea como criador: Leiria (1ª vitória), uma Crafty C.T. e Monalisa’s Smile (Royal Academy), que depois de correr entre as últimas, atropelou na reta para levar o páreo. Para os 1.400m (AP) emplacou o tempo de 1’29”13 e For Them (7ª), por Bonapartiste e Ampulheta (Lord Marcos), que mesmo espremido junto à cerca, mostrou muita raça e coragem do aprendiz de 2ª J.Lemos. Percorreu os 1.300m (AVP) em 1’21”74.

* HARAS LAS MADRES - Brilhou a sua criação na última sexta-feira em Maroñas, no Uruguai, através de Madame Rosemary (3ª vitória), uma Drosselmeyer e Qualidade Máxima (Nedawi), ganhadora da 5ª carreira.

* EM LAS PIEDRAS - Triunfo de Gauche (4ª vitória), por Nedawi e Filleduroi (Leroidesanimaux), de criação do Haras Santa Rita da Serra.

 
 
 

© 2020 - Jornal do Turfe Ltda.
Copyright Jornal do Turfe. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal do Turfe.