CURTAS-PR

* PENSAMENTO DA SEMANA - “A vida é um momento, é um sopro. E a gente só leva daqui o amor que deu e recebeu. A alegria, o carinho e mais nada. E a receita é, para os dias bons, Sorrisos, para os dias ruins, Paciência e para todos os dias Fé. 

* DESTAQUE DA SEMANA (I) - Rainha Pioneira, que mandou para o seu currículo a 17ª vitória, ao vencer no último domingo em Maroñas o Clásico Pedro Indart Denis. Parabéns ao seu criador e proprietário, Dante Franceschi, titular do Haras Belmont Ltda.

* DESTAQUE DA SEMANA (II) - O treinador Marcos Decki, que representou a classe sábado em Cidade Jardim, apresentando Puro Vento e Zilhão Dolar (Prova Especial Max Perlman), vencendo com ambos.

* NESTA SEXTA-FEIRA - Oito páreos, tendo como atrações os Clássicos “Criadores (L) - Criteriun Paranaense”, “Derby Paranaense (L)” e a Prova Especial Guido Irineu Pelanda. Ainda na programação, uma homenagem as figuras de Mario de Araújo Marquez (proprietário), Raul Baptista Trombini (criador/proprietário) e Bento de Menezes (diretor). A carreira inicial, está marcada para as 14h15 e a última, às 17h45.

* COM A PALAVRA O TREINADOR - Olívio Zantedeschi... fala sobre as chances dos seus animais, que irão a pista nesta sexta-feira: 2º) FASCINATIN FANNY - tem muita chance, no entanto falam muito de Hércules de Grèce (Billion Dollar). Creio que o páreo será decidido entre os dois. 3º) ASPRO COUTIER - 2 apresentações, 1 vitória aqui e um 3º em CJ, no GP Juliano Martins (G.1). Acho que vai para a foto. 4º) DASHING COURT - pela campanha e pelos trabalhos, creio em mais um triunfo. Terá pela frente adversários perigosos, como Wil Myers, portador de uma ótima campanha e Caled, que vem de 3º no Derby Paulista e no GP São Paulo. 5º) AMORA COURT - com o aumento da distância, vai correr muito mais, podendo deixar a turma dos perdedores. 6º) BURITI COURTIER - vem de vitória no claiming, agora a parada é outra. XPERANZA - vem de 2º nesta distância. Vai brigar pela vitória. 7º) Duas inscrições: STAR OF CONTROL e BELA COURT - carreira difícil para ambas. Irão brigar por colocação. 8º) KARD-POST - apesar de possuir um bom retrospecto, acho que vai lutar por uma colocação. Para finalizar, a melhor ou melhores: ASPRO COUTIER, DASHING COURT e AMORA COURT.

 
Olívio Zantedeschi

* MAIS UMA EM MAROÑAS - RAINHA PIONEIRA... por Pioneering e Rainha de Ponta (Blade Prospector), de criação e propriedade do Haras Belmont Ltda, venceu no último domingo por cabeça, o Clásico Pedro Indart Denis, em 1.200m (GL). O mestre Ricardo Bueno Colombo responde pelo treinamento. Em 30 saídas ganhou 17, além de 1 segundo e 4 terceiros.

* ENCERROU - O clássico ROYAL FORESTRY... de criação do Haras Belmont Ltda e propriedade do Stud Fenômeno, disse adeus às pistas. Há muito tempo que o filho de Forestry e Bela Val (Val Royal), vinha apresentando problemas locomotores, que o afetava quando de suas apresentações. O irmão materno de Royal Ship (ora cumprindo campanha nos Estados Unidos), deixa um currículo dos mais respeitáveis: 25 apresentações (18 CJ, 7 TR), conquistando 14 vitórias (10 CJ, 4TR), inclusive 5 G.3 (CJ) e 1 Listed (TR - Derby Paranaense de 2019). Ao vencer no último dia 28 de março, o GP Oswaldo Aranha (G.3), em 2.200m (AM), colocou o novo recorde - 2’12”123 -, que anteriormente era de Victory Is Ours (2’12”41). Já está alojado no Haras dos Girassóis, onde será aproveitado na reprodução. É pensamento do titular do Stud Fenômeno formar um condomínio. Vale lembrar que o tordilho Wenzel Blade, também de sua propriedade, também está no Girassóis.

 
Royal Forestry, vencendo em recorde e por mais de 11 corpos - Porfírio Menezes

* NOVO STUD - Chegou ao Tarumã o Stud Plastiplan... uma sociedade das famílias Miorim e Tochetto - da cidade de Capanema - sudoeste de nosso Estado. Para tanto compraram os 20 boxes da cocheira 5, até então de propriedade do treinador Marcio Gusso, que responderá pelo preparo dos animais. Sem dúvida uma ótima notícia. Desejamos sucesso e que muitas vitórias aconteçam.

* MAIS UM - Brevemente desfilará em nossas pistas a farda... “azul com estrelas amarelo e boné das mesmas cores” de propriedade do Stud Dom Pepe. Uma homenagem que Ari de Azevedo Perez, presta a seu pai Sr. Roberto Perez. Para tanto adquiriu ULTIMATE WARRIOR, um Courtier e Off The Wall (Pioneering), de criação do Haras Santarém. Em 15 atuações (14 CJ, 1TR), conseguiu 2 vitórias e 8 colocações (CJ). Marcio Ferreira Gusso responderá pelo treinamento.

* VENDEU - O treinador Jairo Borges... ora no turfe carioca, vendeu para o proprietário Athayde Lopes, o grupo de boxes que compõe a cocheira 13, hoje ocupada por Edgard Araujo.

* OS MELHORES DA TEMPORADA - Um júri formado por... cronistas, proprietários e criadores, escolherá os destaques da Temporada 2020/2021 do turfe paranaense. No final deste mês ficaremos sabendo o nome do treinador, jóquei, proprietário, criador, potro 3 anos, potranca 3 anos, cavalo 4 e mais anos e égua 4 e mais anos. Os vencedores receberão o Troféu Salomão Soifer e Paulo Pelanda. O responsável e patrocinador é o amigo Leon Friedberg.

* MAIS QUE CHEGADA - Na principal carreira do último sábado em Cidade Jardim... a Prova Especial Max Perlman, vitória no olho mecânico (focinho) de Zilhão Dolar (Tiger Heart e Shootout por Skypilot), preparado no Tarumã pelo Marcos Decki. Foi um mano a mano entre ele e o paranaense Tácio (Pioneering), que chegou a livrar ½ corpo, dando pinta de vencedor.

* FOI VIU E VENCEU - No sábado em Cidade Jardim, a gaúcha Puro Vento (Desejado Thunder)... de criação e propriedade do Haras Di Cellius, treinada no Tarumã pelo Marcos Decki, confirmou inteiramente a confiança depositada pelos apostadores, vencendo por mais de 2 corpos. Registrou 57”017 para os 1.000m (GM).

* ÓTIMO RENDIMENTO - O treinador Antenor Menegolo Neto... apresentou no domingo na Gávea, os animais AYRTON (Mig), de criação e propriedade do Haras Cambay e MORNING COLOR (Hat Trick/Haras Springfield). O primeiro venceu de ponta a ponta, enquanto a segunda terminou na dupla.

 
Airton carimbou o passaporte logo na partida

* MAIS QUE MERECIDA - Em 61 anos como cronista, foi a primeira vez que uma entidade prestou homenagem aos poucos narradores que atuam no turfe brasileiro. Parabéns à Diretoria comandada por José Vecchio Filho, pela brilhante ideia. Lá compareceram Luis Gustavo Manhago (POA). Marcos Rizzon (POA), Nathanael Moraes (Cachoeira do Sul), Airton Barnasque (POA), Juliano Barbosa (Pelotas), Marco Oliveira (Viamão), Adroaldo Guerra Filho (POA) e Thiago Guedes (RJ). Por razões diversas, não puderam participar da festa Roberto Casella (SP), Gerson Macedo/Palmiro Vaccari (PR) e Fernando Cury (RJ). Esperamos que os Presidentes Roberto Belina (PR), Benjamin Steinbruch (SP) e Raul Lima Neto (RJ), possam também seguir o exemplo do Rio Grande do Sul.

* AINDA SOBRE O TURFE GAÚCHO - No festival da quinta-feira... a vitória do paranaense VINCITORE (3 CR), um filho de Oliver Zip e Ixóra (Burroj),  

* E TEM MAIS - Na mesma tarde vitória de UNDER PRESSURE... por Courtier e Adrya Di Job (Job Di Caroline), de criação do Stud Don Juan, dos veterinários Joaquín e Érika. Deu o golpe fatal nos metros finais.
Under Pressure confirmou o seu favoritismo.

* E AINDA... - Na carreira de encerramento, vitória da favorita MY ENDLESS LOVE... cria do Haras Santarém. Entrou na reta em 2º, mostrando total superioridade. Conta agora com 2 vitórias (CR, GV).

* HARAS CIMA - Gelson Cima... comemorou mais uma vitória como criador. Foi na Gávea, com BAND SHIP (Midshipman e Alta Floresta). O tempo para os 1.500m (AM) foi de 1’35”33. O treinamento é do Adélcio Menegolo. O neto de Teton Forest, chegou a sua 2ª vitória (CJ, GV) em 11 saídas (1 CJ, 5 GV, 5 TR) e mais 9 colocações (4 GV, 5 TR).

* ELES VENCERAM NA GÁVEA - Na segunda-feira (7)... o destaque ficou com Adélcio Menegolo pelas vitórias de JOHN BULL (1ª), por Drosselmeyer e Sweet Kentucky (Put It Back), que percorreu os 1.200m (AVM) em 1’15”40 e INDIC BOY (1ª GV), por Agnes Gold e Pacific Girl (Hard Spun), que cobriu os 1.300m (AM) em 1’20”29. No domingo (13)... brilhou o Haras Figueira do Lago, como criador e proprietário, através de OLIVEIRA (1ª), por Forestry e George Sand (Macho Uno), assinalando 1’23”18 (1.300m-AE) e ORIGINALITÉ (1ª), por Hat Trick e Renânia (Redattore), que marcou 1’21”03 (1.300m-AE).

* HARAS DOS GIRASSÓIS - Venceu no sábado em Maroñas... com a sua cria JOGO FORTE (Salto e Exceção por Pioneering). Correu 21 vezes para vencer 2 (MRÑ, LP), além de 5 segundos e 2 terceiros lugares.

 

   
     


© 2020 - Jornal do Turfe Ltda.
Copyright Jornal do Turfe. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal do Turfe.