CURTAS-PR
Dalton Mehl Andrusko

* PENSAMENTO DA SEMANA - “Ser feliz é encontrar força no perdão, esperanças nas batalhas, segurança no palco do medo, amor nos desencontros. É agradecer a Deus a cada minuto pelo milagre da vida.” (Augusto Cury)

* DESTAQUE DA SEMANA - Para a dupla C.Lavor/J.Severo, pelos 400m finais da Prova Especial Câmara Municipal, no sábado em Cidade Jardim. Para ambos nota 10 com louvor.

* FOI DELE - Em final emocionante, Najar do Iguassu... levou o Clássico “A.B.C.P.C.C.” (L), derrotando o favorito Barry More Court (Courtier), por cabeça. Dada a partida, Najar do Iguassu foi o primeiro a tomar conta do páreo, seguido por Onore, Barry More Court, Lady Gui Gui e Trivento que não largara bem. Nos 1.100m, Barry More Court, mais alertado, assumiu a liderança, com Lady Gui Gui o escoltando, ambos vigiados por Trivento, Najar do Iguassu e Onore. Em plena reta, todos os jóqueis procuraram o lado externo, onde a pista oferecia melhor rendimento, com Barry More Court, puxando o lote, seguido de perto por Najar do Iguassu, que vinha disposto a suplantá-lo, o que acabou ocorrendo nos metros finais. Em 3º Onore, com Lady Gui Gui e Trivento a seguir. Tempo para os 1.400m (AL): 1’28”20. Perfeito o Valmir Rocha no comando das rédeas, bem como o preparo do “Sir” Ademar de Barros Pereira. O ganhador é um Kodiak Kowboy e Magnificent Lady (Cherokee Run), de criação e propriedade do Haras Rio Iguassu. Em 5 saídas obteve 2 vitórias (1 L) e 2 colocações (1 clássica).


Najar do Iguassu voou nos metros finais

* OS DEMAIS PÁREOS - 1º) Em uma atropelada arrasadora... Well Malo (4ª), decidiu nos últimos pulos. 2º) A favorita Protea (3ª)... sobrou na companhia, não encontrando resistência dos adversários. 3º) Valmir Rocha e Amigomarcio (1ª)... foram aplaudidos pelos telespectadores, diante do que apresentaram. Mais do que perfeitos. 5º) Inspetor Fong (11ª)... confirmou o seu grande favoritismo, vencendo com sobras. 6º) Na distância curta, Bravo Mensageiro (1ª)... foi mais veloz que seus concorrentes, chegando com ½ corpo de vantagem. 7º) Enfrentando uma turma mais acessível, Hassan (4ª)... não encontrou dificuldades para vencer. 8º) Na pedra ele foi o terceiro mais jogado... mas na pista ele foi o primeiro. Falamos de Quanti Negro (1ª). 9º) Em uma magistral direção da joqueta Barbara Melo, Google Di Job (4ª)... se impôs no final, com uma pule astronômica.  

* ELES FORAM OS DESTAQUES - Jóqueis: Marcos Ribeiro, com 3 vitórias (Well Malo, Protea e Inspetor Fong). Treinadores: Dilson Antunes e entre os Proprietários o Stud Ajato, faturaram 3 provas cada (Well Malo, Inspetor Fong e uanti Negro).

* AINDA - Confirmaram o favoritismo: Protea e Inspetor Fong. Eles não: Northern Bold (4º), Wil Myers (2º), Barry More Court (2º), Boa e Famosa (2º), Band Ship (2º), Xeque-Mate (2º) e Negro Furioso (2º).  MGA - A média por páreo da reunião foi de R$ 18.701,91. Há muito tempo, que não víamos um índice tão baixo. O fato é que o Covid-19 mexeu com a economia do nosso país, daí esta queda vertiginosa em nossos movimentos de apostas.

* PRÓXIMO FESTIVAL - De acordo com a Comissão de Turfe será no dia 6 de agosto (quinta-feira), tendo como atrações a Prova Especial Carlos Dietzsch, para Produtos de 3 anos, em 1.400m e, ainda, o Prêmio Angelo Grecca.

* ESTATÍSTICAS - Veja quem são os líderes... após a 1ª reunião da Temporada 2020/2021: Criadores - Haras Cima, 1 vitória e 3 colocações. Proprietários - Stud Ajato - 3/4. Treinadores - Dilson Antunes - 3/4. Jóqueis - Marcos Ribeiro - 3/3. Reprodutores - Midshipman - 1/4, com vantagem nas colocações. Animais em Campanha - Najar do Iguassu - 1/1, vantagem em somas ganhas. Animais em Campanha, Avô Materno - Put It Back - 2/2.

* SUSPENSO - O jóquei M.C.Santos pegou 30 dias (faltou com respeito a um comissário), com proibição de adentrar o Hipódromo, Vila Hípica e demais dependências do clube, por infração do Artigo 40 do CNC (todo profissional deverá manter boa conduta dentro e fora da entidade, mantendo-se disciplinado e convenientemente trajado em suas dependências e respeitando os membros da diretoria e seus delegados, sócios, funcionários e profissionais de turfe). Por outro lado, soubemos que está de malas prontas para a Inglaterra, onde será redeador. Embarca nesta quinta-feira (30).

* DÉCIO ZANTEDESCHI - Entrou com pedido... junto a Comissão de Turfe, para o cancelamento de sua matrícula de treinador. Motivo: foi contratado para desempenhar a função de 2º gerente do Haras Rio Iguassu. 

* PUNIDOS - E.W.Lima, piloto do ganhador Quanti Negro, suspenso por 30 dias, por desvio de linha na reta de chegada, e por 1 reunião, R.L.Oliveira (Tio Lino), por prejuízo causado a Ópera Cause, daí a sua desclassificação do 3º para o 4º lugar.

* COMUNICAR... - Aos senhores proprietários, treinadores e demais interessados, que a partir do dia 3/8/2020, terá início a campanha de vacinação contra Influenza Equina, solicitando aos senhores treinadores que providenciem a documentação pertinente (Carteira de Vacinação e Carteira de Identificação dos animais sob sua responsabilidade), a vacina a ser aplicada será a seguinte: FLUVAC INNOVATOR EHV 4/1 - Laboratório: FORT DODGE.

* SUSPENDER... - Por 30 dias, o jóquei L.S.Santos, piloto de Wozzeck, por desvio de linha na entrada da reta de chegada (Art. 140 do CNC).

* MAS QUE VITÓRIA - C.Lavor (Ulrich Ralph) e J.Severo (Tácio)... proporcionaram uma reta espetacular quando da disputa da Prova Especial Câmara Municipal, em 1.000m (GL), no sábado em Cidade Jardim. Foi um mano a mano de pura emoção nos 400m finais, com vitória do primeiro por pouco mais de focinho. O ganhador é preparado no Tarumã pelo competente Luiz R. Feltran.

* HARAS SANTARÉM - Mais uma... para o barbante, desta feita na carreira de abertura de sábado em Cidade Jardim, através de Terra de Campeões (2ª), um Glória de Campeão e Spumone (Northern Afleet). Mandou 1’24”461 para os 1.400m (GL).

* UM VERDADEIRO PASSEIO - Foi o que ocorreu com Isla Vista (8ª), no 6º páreo (Claiming) de sábado em Cidade Jardim. Largou e deu um até logo nas adversárias, ganhando por mais de 11 corpos, marcando 1’09”978 para os 1.200m (AM). Trata-se de uma filha de Amigoni e Sophia Glory (Siphon), de criação do Haras Springfield, que a recomprou.

* PARANÁ NA GÁVEA - Acompanhe a relação... dos nossos representantes que foram para a fotografia da vitória, com destaque para o Haras Santa Rita da Serra, com 2 triunfos: Amor I Love You (1ª), por Kodiak Kowboy e Letra de Samba (Point Given), de criação do Haras Santa Rita da Serra (1.200m-AVM - 1’14”30); Início (3ª), por Midshipman e Turn N Strike (Smart Strike), dE criação e propriedade do Haras Santa Rita da Serra (1.200m-AVM - 1’13”61); Regal Aurora (6ª), por Pioneering, com autoridade (1.300m-AVM - 1’21”54); Una Sola (4ª), por Uno Solo, repetiu (1.500m-GM - 1’31”49); Scandal (1ª), por Tiger Heart, no final (1.000m-GM - 57”39) e Orador (4ª), por Discreet Cat, de ponta a ponta (1.300m-AVL - 1’21”31).

* PARANAENSE EM MAROÑAS - Nico Rosberg (3ª)... um Trinniberg e Zitanic (Spend A Buck), dE criação do APG Thoroughbreds Stud, faturou o último páreo do sábado.

 

 
 
 

© 2020 - Jornal do Turfe Ltda.
Copyright Jornal do Turfe. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal do Turfe.