CURTAS-PR
Dalton Mehl Andrusko

* PENSAMENTO DA SEMANA - “Para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso, verificamos a quantidade e, na desgraça, a qualidade.” (Confúcio)

* DESTAQUE DA SEMANA - O Clássico A.B.C.P.C.C., em 1.400 (areia), para Produtos de 2 anos. 

* PERSONAGEM DA SEMANA (I) - Em meus 62 anos de crônica, nunca tinha noticiado que um criador e proprietário houvesse ganho 3 Grupos 1 na semana do GP São Paulo. Mas acabou acontecendo com o Haras Rio Iguassu, que conquistou 3 taças, ao vencer os GPs João Cecílio Ferraz (Punta do Iguassu), Juliano Martins (Play do Iguassu) e  ABCPCC (Oriana do Iguassu). Parabéns aos titulares Paulo e Luis Felipe Pelanda, treinador Antônio Marcos Oldoni, veterinário Mauricio Pontarolo e demais integrantes das equipes do haras e do hipódromo.   

* PERSONAGEM DA SEMANA (II) - Criador e proprietário Divonsir Hay pela conquista do GP OSAF, através de DEUSA, que mostrou muita valentia em toda a reta, quando foi duramente acossada, mas soube se defender. A ressaltar ainda o 2º lugar com CALED, no CLÁSSICO DELEGAÇÕES TURFISTICAS (L). Nota máxima para o Antenor Menegolo Neto, extensiva a seu pai/supervisor Alcione, aos veterinários Diego Gosik/Mauricio Pontarolo e demais integrantes da equipe.

* VINGOU A DOBRADA DO HARAS RIO IGUASSU... - No GP JOÃO CECILIO FERRAZ (G.1). Perola do Iguassu (Silent Times), ponteou até os 400m finais, quando a sua companheira de cocheira, PUNTA DO IGUASSU, que corria em 2º, assumiu a liderança, para cruzar o disco com pescoço de vantagem, mantendo a sua invencibilidade. A ganhadora é uma descendente de Hat Trick e Redenção (Inexplicable). Também participaram És Divertida (Drosselmeyer/Haras Old Friends), Pietra Bella (Hat Trick/Haras Santa Verônica), ambas treinadas pelo Luiz R. Feltran e Lady Of Witch (A.Menegolo Neto/Haras do Morro), cruzando o espelho em 3º, 5º e 7º, respectivamente.

* MAIS UM REPETECO - Desta vez o Haras Rio Iguassu fez a festa no GP JULIANO MARTINS (G.1), com PLAY DO IGUASSU e Pele do Iguassu (Kentuckian), este liderando até os derradeiros metros, quando foi surpreendido pela avassaladora atropelada do filho de Fixador e Acurana (Romarin), que livrou pescoço no último galão. De parabéns Bruno Queiroz e Valdinei Gil (2º) pelas direções. Também ao A.M.Oldoni e ao veterinário Mauricio Pontarolo. Participaram ainda, Charles do Bronxs (Carrocel Encantado/Haras do Morro - A.Menegolo Neto), Maximal (Out Of Control/Stud Fenômeno - J.Cesar) e Drautec (Alcorano/Haras Belmont Ltda - M.S.Oliveira) que cruzaram o disco de sentença em 4º, 5º e 7º, respectivamente.

* AO VENCER... - O GP ABCPCC (G.1), a invicta ORIANA DO IGUASSU, proporcionou ao Haras Rio Iguassu a conquista do 3º troféu de G.1, na festa do GP São Paulo. A filha de Tiger Heart e Flying Trip (USA.Trippi), venceu de ponta a ponta, no ótimo tempo de 53”687. Cremos que se o V.Gil continuasse no mesmo ritmo, teria igualado ou batido a marca. Parabéns a equipe deste modelar centro criacional. A registrar as presenças de Crisantemo (Billion Dollar/Haras Belmont Ltda  - M.S.Oliveira) e Nantucket (Tiger Heart/Stud Mikael - J.Cesar), que finalizaram nas 5ª e 7ª colocações, respectivamente.

* NO GP OSAF (G.1)... - Vitória da paranaense DEUSA, uma Beduino do Brasil e Badawi (Tiger Heart), de criação do Haras São José dos Pinhais, de Divonsir Hay, que também é o proprietário. Foi uma chegada de muita emoção, onde Deusa, resistiu a tudo e a todos, cruzando o espelho com a vantagem de ¼ de corpo sobre High Wire. Mais do que perfeita a direção do Marcos Ribeiro, tendo no treinamento o jovem e competente Antenor Menegolo Neto. Nesta prova as presenças de Marquesadericocó (Hat Trick/Stud Plastiplan - M.F.Gusso), foi a 5ª colocada, chegando a 4 ¾ corpos; Lonnie (Crafty C.T./Haras Cifra - M.S.Oliveira) teve boa participação, puxando o lote até a entrada da reta, esmorecendo daí para frente (8º) e Love do Iguassu (Agnes Gold/Haras Rio Iguassu - A.M.Oldoni), figurou até a curva (10º). 

* ENCERRANDO A SABATINA... - Mais um troféu para o Haras Rio Iguassu como proprietário, através do favorito COMANDANTE DOLLAR (Billion Dollar/Haras Alves Teixeira), que em final apertado - ¼ de corpo - venceu o CLÁSSICO PRESIDENTE JOÃO TOBIAS DE AGUIAR (L). Ponto para o trio V.Gil, A.M.Oldoni e Mauricio Pontarolo. Henrique Eight (Siphon/J.Cesar), fechou a trifeta.


* É BOM LEMBRAR QUE... - O 1º páreo está marcado para as 12h45 e o último, às 17h15.

* PARA ESTA SEMANA... - 11 estreantes, sendo 7 inéditos (filhos de Wired Bryan, Kentuckian, Salto, Que Fenomeno, Forestry, Goldeo e Out Of Control) e 4 com atuações em Cidade Jardim e Gávea. PEARL DO IGUASSU (F.A.2a.PR - Forestry e Energia Halo por Glória de Campeão), criador Black Opal Stud, proprietário Haras Rio Iguassu - A.M.Oldoni - 1 saída (CJ - 12/2/22), COPA PRECOCIDADE E VELOCIDADE ABCPCC (Seletiva), 1.000m (GL), 8 competidores, obteve o 4º lugar. ONDA DO IGUASSU (F.C.3a.PR - Hat Trick e Azarenka por Horse Greeley) - Haras Rio Iguassu - A.M.Oldoni - 2 saídas (GV) obtendo 1 colocação - em 2/8/21, 1.400m (GP), 10 competidoras, chegou em 7º. CHRISTIAN LAW (M.T.3a.RS - Christine’s Outlaw e Universal Watch por Watchmon) - Haras Cruz de Pedra - Haras Rio Iguassu - A.M.Oldoni - 5 (GV) obtendo 1 vitória e 2 colocações - 9/11/21, 1.400m (GM), 8 competidores, finalizou na dupla. TURKISH (M.C.6a.RS - Shanghai Bobby e Endlessly por Candy Stripes) - Fazenda Mondesir - Stud Nova República - M.V.Lanza - 19 saídas (GV) obtendo 3 vitórias (1 Claming) e 11 colocações; 23 (CJ) com 3 vitórias e 15 colocações - 30/4/22, Cidade Jardim, 1.400m (GL), 8 competidores, chegou em 5º.

* NA ABERTURA... - Da festa em Cidade Jardim (sexta-feira), Marcos Decki apresentou o gaúcho e favorito JAGERMEISTER (Wired Bryan), de propriedade do Stud Só de Boa, obtendo uma facílima vitória (4 ¾ corpos). Neste mesmo páreo o Marcio Gusso colocou na raia Oli Oli, 4ª colocada. No domingo, também na abertura do festival o Decki e o Stud Só de Boa foram para a foto da vitória com a favoritíssima CHICKY LIGHT (Desejado Thunder), que correspondeu plenamente, vencendo facilmente.

* NO CLÁSSICO PRESIDENTE HERCULANO DE FREITAS (L)... - Mais uma conquista do M.Decki, desta feita com o paulista ALL OBSESSION (Tiger Heart), de criação e propriedade do Haras Free Way. Uma vitória que já estava agendada, pois não tomou conhecimento dos rivais. Lantana (Put It Back/Haras do Morro - A.Menegolo Menegolo) e Um Dons Bons (Wenzel Blade/Stud Fenômeno - J.Cesar) finalizaram em 4º e 6º, respectivamente.

* UMA VITÓRIA APERTADA DE BELA INDIA... - No CLÁSSICO PRESIDENTE VICENTE RENATO PAOLILLO (L). A filha de Courtier e Compridona (Lomita), de criação e propriedade do Haras Cima (Gelso Cima), foi apresentada por Olivio Zantedeschi e garantiu ¾ de corpo no disco. Royal Prestige (Hat Trick/Haras do Morro - A.Menegolo Neto) fechando a prova na trifeta.

* O PARANAENSE... - MAMBA MENTALITY, por Koller e Dá-lhe Granalina (Macho Uno), levou o GP PRESIDENTE AUGUSTO DE SOUZA QUEIROZ (G.3). Entrou na reta dando as cartas, mostrando total superioridade. Houve reclamação do treinador Antenor Menegolo Neto (Rey de Mônaco - 2º colocado) contra o J.Severo (Mamba Mentality), por prejuízos, mas o resultado foi confirmado na ordem de chegada. O ganhador é treinado por Valoir F. Rocha (irmão do Valmir Rocha) no Tarumã, defende as cores da Coudelaria A.C.Z., criação da Agropastoril Haras São Luiz Ltda e da TBS International Stud.

* NA CARREIRA EM HOMENAGEM... - AOS JOCKEYS CLUB DO PARANÁ E RIO GRANDE DO SUL, vitória do paulista URBAN WAR (War Secretary), de criação e propriedade do Haras Kigrandi. Houve reclamação do piloto L.Henrique (Rain Forest - 3º) contra o A.L.Silva (1º) e Extra Fair (M.Ribeiro - 2º) mas o resultado foi confirmado na ordem de chegada. Lembrando que Rain Forest foi apresentado pelo A.Menegolo Neto e Extra Fair (L.R.Feltran).

* AINDA NA SEXTA-FEIRA... - Song Of Leonard (Courtier/Stud Plastisplan - M.F.Gusso) e a favorita Real Baronesa (Courtier/Haras do Morro - A.Menegolo Neto) cruzaram o disco a 10 e 12 corpos da ganhadora. Ambas correram muito pouco.

* NO SÁBADO... - Gata Linda (Wild Event/Haras S. Ludmer - A.Menegolo Neto) correu muito pouco, finalizando na última posição. INDICE FATAL (Wired Bryan/Haras Nijú & Coudelaria Família Monteiro) foi 2º a ½ corpo da Y Gold. LADY FORESTRY (Forestry/Stud Fenômeno - J.Cesar) cruzou o espelho em 4º lugar. NA PROVA ESPECIAL DEPRESSA... o favorito SAILOR COURTIER (Courtier/Haras Cima - O.Zantedeschi) ficou com a dupla. NA PROVA ESPECIAL OFF THE WAY... AMORA COURT (Courtier/Haras Cima - O.Zantedeschi) teve uma péssima partida, se recuperando durante o percurso, terminando em 2º. Não fora isso poderia ter vencido.

* NO DOMINGO - FIRST LADY (Forestry/BGC Thoroughbreds Stud - M.S.Oliveira) correu em 2º até o início da reta, quando foi assediada pelo pelotão de choque, diminuindo o seu ritmo (7º). No GP PRESIDENTE DA REPÚBLICA (G.2)... não foram bem os nossos representantes. SHAQUILE (Hat Trick/Haras Belmont Ltda - M.S.Oliveira), CAMPELANDA (Midshipman/Haras Rio Iguassu - A.M.Oldoni) e LOGAN (Forestry/BGC Thoroughbreds Stud - M.S.Oliveira) cruzaram o disco em 5º, 6º e 7º, respectivamente. No GP São Paulo (G.1)... as participações de ATOMIC HEIGHTS (Courtier/APG Thoroughbreds Stud - M.S.Oliveira). Corria entre os últimos até os 500m finais, quando começou a descontar, terminando em 6º. OLIVIA DO IGUASSU (Lord Marcos/Haras Rio Iguassu - A.M.Oldoni). Figurou até o final da reta oposta, depois sumiu (13º). No páreo seguinte... INDUBIT GLORY (Goldikovik/Haras Nijú - M.Decki) e AMIGO LUIZ  (Courtier/Haras LLC - L.R.Feltran). Pela ordem chegaram em 5º e 6º. Na Prova Especial Quartier Latin... ALFACINHA (Courtier/BGC Thoroughbreds) e LE LEOPARD (Silent Times/Stud Espírito de Êxtase) ambos treinados pelo M.S.Oliveira. Cruzaram a sentença em 3º e 9º.

* ANTENOR MENEGOLO NETO... - Também venceu na Gávea. Foi no último sábado com a estreante RAIN DANCE, por Setembro Chove e Pronta Na Hora (Crimson Tide), de criação e propriedade do Stud Chesapeake. Percorreu os 1.500m (GP) em 1’33”93. Foi a sua 1ª vitória em 6 saídas (1 GV, 5 TR), além de 4 colocações.

* O CLÁSSICO DELEGAÇÕES TURFISTICAS (L)... - Foi do paranaense ALBINONI (First American e Queen Of Night por Idomeneo), de criação do Haras Tributo À Ópera, que não encontrou resistência dos adversários, vencendo facilmente. Nesta prova contamos com CALED (Beduino do Brasil/Divonsir Hay - A.Menegolo Neto) que mostrou serviço na hora da verdade terminando em (2º); DIMITRI (Salto/Stud My Hero Dad - L.R.Feltran) puxou o pelotão até a metade da curva, quando cansou (8º) e OLHAR DO IGUASSU (Hat Trick/Haras Rio Iguassu - A.M.Oldoni), foi bem até o início da reta, finalizando em 10º.  

* NO CRISTAL... - Mais uma conquista do Haras Rio Iguassu como criador. OMEGA DO IGUASSU, por Hat Trick e Rainha Carolina (Roi Normand), venceu em forte atropelada o 2º páreo, livrando pescoço. Louve-se a brilhante direção do Ariel Farias. Nota 10 com louvor. Em 9 saídas (5 CR, 4 TR) venceu 2 (CR), além de 7 colocações (3 CR, 4 TR).

* TAMBÉM BRILHOU... - A criação do Haras Cifra através de HASSAN (Forestry e Saara por Ghostzapper), vencedor da prova de encerramento por ½ corpo. Correu 34 vezes (12 CJ, 15 CR, 3 GV, 4 TR) com 7 vitórias (1 CJ, 3 CR, 1 GV, 2 TR), além de 19 colocações (8 CJ, 8 CR, 1 GV, 2 TR).

* ACOMPANHE OS PARANAENSES... - Que venceram na Gávea, destaque para a família Borges (pai e filho). HONEST BOY... Phone Time e Art Pop (Point Given) - Jairo Borges - 25 saídas (GV) faturando 4, além de 14 colocações. PARIS SEIS (Molengão e Love Tune por Our Emblem), de criação e propriedade do Haras do Morro - Fabricio Borges - 15 saídas (GV) com 5 vitórias, além de 5 colocações. TAGIMA (Forestry e Taverne por Torrential), de criação do Carlos dos Santos - 7 saídas (GV) com 2 triunfos, além de 5 colocações. PERIGUETE (Forestry e Amore Di Rafaela por Elusive Quality), de criação e propriedade do Haras Figueira do Lago - 2 saídas (GV) com 1 vitória e 1 colocação. JOHNNY GO (Agnes Gold e Beauty Harlan por Harlan’s Holiday) - 10 saídas (GV) com 2 vitórias e 5 colocações.

* EM CIDADE JARDIM... - JOSÉ IGNÁCIO, por Drosselmeyer e Una Cabeza (Leroidesanimaux), de atropelada - 5 saídas (1 CJ, 4 GV) com 2 vitórias (CJ, GV), além de 3 colocações.

 

   
     


© 2022 - Jornal do Turfe Ltda.
Copyright Jornal do Turfe. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal do Turfe.