FISIOTERAPIA NO ESPORTE

Nathalie da Silva Spehar (*)

A técnica vem se tornando uma prática habitual como prevenção, auxílio e tratamento de lesões, com o desenvolvimento de técnicas específicas para a melhora do desempenho esportivo e bem estar desses cavalos atletas. Realizada após o exame clínico do paciente.
Uma das finalidades é diminuir o tempo de recuperação do paciente e aumentar as chances de retorno as atividades esportivas, através de protocolos personalizados.
Pode ser utilizada de forma isolada ou em conjunto com técnicas convencionais (infiltrações ou PRP).
Entre os benefícios citamos o aumento da produção de colágeno, reparação tecidual, prevenção e cura de atrofia muscular, promover efeitos psicológicos benéficos, diminuir espasmos musculares, prevenção da formação de aderências, aumento do fluxo sanguíneo e linfático no local da lesão, melhora do desempenho atlético, diminuir processo inflamatório, diminuir o tempo de recuperação, analgesia, doping free.
Indicações: acompanhamento atlético preventivo, periostite, fraturas, tendinites, desmites, mialgias (dor muscular; contratura muscular), amiotrofias, lesões articulares - artrite, artrose, paresia de membros ou nervos, manejo de dor, problemas circulatórios, rotina de preparação física pré e pós competições, cicatrização de feridas.
Técnicas disponíveis: alongamentos, laser terapêutico, ultrasom terapêutico, campo magnético pulsátil, eletroterapia, infrassom, shock wave, cinesioterapia, hidroterapia e crioterapia.

(*) Nathalie da Silva Spehar (CRMV SP 27212) é Médica Veterinária Autônoma Residente do H. V. JCSP 2011 - 2012.

 

 
 

© 2018 - Jornal do Turfe Ltda.
Copyright Jornal do Turfe. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal do Turfe.